Páginas

quarta-feira, 23 de junho de 2010

CIRANDAS DA VIDA PARTICIPARÁ DO III ENCONTRO NACIONAL DA ARTICULAÇÃO NACIONAL DE MOVIMENTOS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE e I ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICAS POPULARES DE SAÚDE


"Chama que alumia,
Catavento que sopra e anuncia
os ventos da educação e saúde na espiral,
o caminho para mundo novo que almejamos" (Albineiar)

Goiânia sedia I Encontro Nacional de práticas populares de saúde e o III Encontro Nacional da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde (ANEPS) entre os dias 29 e 31 de julho, uma realização da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde (ANEPS), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). O evento espera reunir cerca de 600 participantes, entre integrantes de movimentos populares de saúde, de comunidades rurais e indígenas, de movimentos de portadores de síndromes, além de gestores e pesquisadores da área da saúde pública e da educação popular em saúde. As atividades serão realizadas em espaços das universidades parceiras localizados no Setor Universitário. No evento a SMS vai estar representanda pelas Cirandas da Vida e Sistema Municipal de Saúde Escola que estão contribuindo com a metodologia do encontro e com intervenções cenopoeticas de fortalecimento dos vínculos “cultura e saúde”.

O objetivo do encontro é articular sujeitos envolvidos com movimentos e práticas de educação popular em saúde para contribuir com a construção do “Projeto Popular para o Brasil”, frente aos desafios de efetivar a saúde enquanto direito. Este projeto popular faz parte da elaboração da Política Nacional de Educação Popular em Saúde, em curso pelo Comitê Nacional de Educação Popular e Saúde (CNEPS), instância proposta e criada pelos movimentos e práticas de educação popular em saúde, no âmbiro sa Secretaria de Gestão Estratégica e participativa do Ministério da Saúde. Todo este processo parte da reafirmação do Sistema Único de Saúde (SUS) como conquista popular e aponta para a necessidade de discutir as questões da saúde a partir das demandas populares regionais e da perspectiva de solidariedade entre os Povos.
A memória da participação histórica de Goiás na luta nacional pelo direito à saúde é destacada e homenageada neste evento com o símbolo da Lamparina (ver cartaz em anexo), símbolo do “Meio Grito”, um manifesto pelo direito à saúde feito por trabalhadores rurais e movimentos de saúde em Abadiânia, interior do estado, na década de 70. Integrantes deste manifesto estarão no evento apresentando canções populares que fizeram parte de sua luta há quase 40 anos atrás. O Movimento Popular de Saúde de Goiás (MOPS-GO), também protagonista desta luta, no interior e na capital, também participa do encontro.

Além das Grandes Rodas de Conversa, espaços amplos de discussão e deliberação política, o encontro conta com diversas atividades, como oficinas e pequenas rodas de discussão coordenadas por integrantes de entidades e movimentos de todo o país, e uma grande Feira de Saberes e Práticas de saúde popular. Todas as atividades serão abertas a todos os participantes.

O QUE É A ANEPS?

A ANEPS, Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde, nasceu há 7 anos, em 15 de junho de 2003, por iniciativa de movimentos e práticas de educação popular em saúde existentes no Brasil, que se propuseram, junto, a pensar políticas públicas para o SUS, contribuir com as Conferências Nacionais de Saúde e participar do desenvolvimento de processos de aprender-ensinar em saúde nos estados brasileiros. Os primeiros movimentos articulados como ANEPS foram a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG); a Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM); o Projeto Saúde e Alegria/GTA; o Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR); o Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN); o Movimento dos Sem Terra - Coletivo de saúde; o MOPS e a Rede de Educação Popular em Saúde. Hoje, são centenas os movimentos e práticas articulados, em todo o território nacional. Durante o VII Congresso da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO a ANEPS realizou a sua primeira plenária nacional, no dia 02 de agosto de 2003, quando se constituíram os núcleos estaduais de coordenação provisórios. Mapeamentos, dois encontros nacionais, vários encontros estaduais, conferências temáticas estaduais, rodas de conversas e inumeráveis outras atividades, ações e projetos estão animando a articulação em todo Brasil. Nessa caminhada de 7 anos de existências da ANEPS, merece destaque a parceria com a Secretaria de Gestão Estratégica Participativa (SGEP/MS). Dos laços politicos entre a educação popular e SGEP nasceu o Comitê de Educação Popular em Saúde – CNEPS, que hoje articula a proposta de uma Política Nacional de Educação Popular em Saúde para o estado brasileiro. No Estado do Ceará a ANEPS reúne e articula os diversos movimento e práticas que arcticulam cultura e saúde, na capital e interior do Estado. O Programa Cirandas da Vida, que integra a gestão de saúde de Fortaleza foi inserida no Programa de Governo da Prefeita Luizianne Lins por proposição da ANEPS.

EIXOS DE DISCUSSÃO DO ENCONTRO

• Saúde, poder e solidariedade entre Povos, segundo perspectivas das práticas e experiências populares e saúde;
• Fortalecimento da luta pela saúde como Direito Humano dos Povos;
• Formulação de estratégias de ampliação das práticas educativas que considerem o protagonismo popular de cuidados na produção da saúde;
• Fortalecimento da implementação do SUS, seus princípios e diretrizes com amplo compromisso de mobilização para a ação, em sua defesa.

Locais: Faculdades de Odontologia, Farmácia, Direito e Educação do Campus I da Universidade Federal de Goiás e Área IV da PUC-Goiás
Endereço: Praça Universitária – Avenida Universitária com a 5ªAvenidas S/N, Setor Universitário. Goiânia, Goiás CEP: 74605-220.

Contatos:
Ivanilde: 62-96369779 (Vivo), 62-81153717 (Tim),
Tatiana: 62-92916959 (Claro), 62-85858362 (Oi),
Sindsaúde: 62-32313030
Informações e Inscrições: http://www.aneps.org/