Páginas

Quem Somos




As Cirandas da Vida configuram-se como ação estratégica do Sistema Municipal de Saúde Escola - surgem por iniciativa dos movimentos populares articulados pela ANEPS (Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde) vinculada à  Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza-Ce no contexto da educação permanente e centrada nos princípios e práticas da educação popular na luta pelo direito à saúde de qualidade para todos.

COMO TUDO COMEÇOU? Lançado em meados de 2005, coloca em cena o desafio de desenhar coletivamente uma proposta de educação popular que construa um olhar multireferencial na interface entre atores populares e
institucionais, para dialogar sobre ações coletivas de enfrentamento às situações-limite apontadas pela população, especialmente nas áreas de maior vulnerabilidade social de Fortaleza.

DE ONDE PARTE? Tendo como ponto de partida a possibilidade de delinear caminhos de reconstituição coletiva da memória social das comunidades periféricas de Fortaleza, expressas como suas histórias de luta e resistência, os atores sociais envolvidos nas rodas das Cirandas da Vida têm apontado situações-limite e potencialidades, construindo possibilidades de transformação da vida do lugar, a partir de atos-limite. As situações-limites (Freire, 2000) são aqui entendidas como aquelas que exigem transformação no contexto local, por dificultarem a concretização dos sonhos, desejos e necessidades coletivas das populações.

O QUE PROPÕE? As Cirandas da Vida propõem que o poder analítico dos grupos e movimentos populares possa dialogar sobre ações compartilhadas, onde o princípio de comunidade intervém junto às esferas institucionais em um processo que inclui discussão, reflexão critica e possibilidade de diálogo efetivo.