Páginas

Sinfonias

CIRANDAS DA VIDA  - SINFONIAS

NOTAS (AÇÕES) QUE COMPÕEM A SINFONIA 
DAS CIRANDAS DA VIDA NA GRANDE FORTALEZA BELA

As narrativas dos cirandeiros e cirandeiras desencadearam movimentos que, por sua vez, configuraram trilhas por onde as Cirandas da Vida marcaram sua passagem nas diversas regiões da cidade, junto aos seus atores protagonistas. Como movimento permanente de ação-reflexão-ação, estas foram sendo reconfiguradas no percurso desta pesquisa ação, nele gerando atos-limite, potentes em seu poder de transformação, que se entrelaçam e se intercambiam em um movimento circular como as cirandas e, ao mesmo tempo, complexo como a própria vida.

JUVENTUDE EM CONFLITO COM A LEI

Ações que apontam para a construção de uma cultura de paz nos territórios onde as Cirandas atuam promovendo processos formativos com jovens em situação de conflito com a lei trabalhando com linguagens significativas para esses jovens e capazes de despertar a sua potência transformadora da realidade, incluindo-os como protagonistas de processos de vida cidadã


HUMANIZAÇÃO E PRÁTICAS INTEGRATIVAS DE CUIDADO
Fortalecimento das práticas integrativas e complementares de cuidado, promovendo processos formativos para atores da rede de serviços de saúde, dos movimentos sociais e comunitários e das instituições formadoras que compõem o Sistema Municipal de Saúde Escola apontando para a inclusão dessas práticas populares no contexto da rede municipal de saúde enquanto estratégias de humanização e cuidado referenciando-as para sua implementação como política pública.

REDE DE ARTE, CULTURA E SAÚDE
Potencialização dos movimentos artísticos e culturais dos territórios na perspectiva de construir processos dialógicos e intersetoriais da saúde com outras políticas públicas tendo as expressões artísticas como espaço de problematização das situações – limites da comunidade e fortalecendo a idéia de produção de conhecimento e promoção de saúde.


RECONSTITUIÇÃO DA HISTÓRIA DE LUTA E RESISTÊNCIA E LEVANTAMENTO DAS SITUAÇÕES-LIMITE
Ponto de partida de todas as ações das Cirandas da Vida. Momento onde se realiza a imersão no território buscando, pela integração com os profissionais de saúde, de outras políticas atuantes no território, atores, movimentos e organizações sociais, reconstruir a história de luta e resistência dessas comunidades. Tendo como princípio os círculos de cultura e a Ciranda de Aprendizagem e Pesquisa para essa reconstituição propõe-se a construção de atos-limite como estratégias de superação das situações-limite apontadas na perspectiva de fortalecer a rede social do território.

CIRANDAS NAS ESCOLAS
As Cirandas da Vida ocupam em suas sinfonias, mais um território: a escola. Aqui, a idéia de encontros entre saúde e educação ancorados na arte busca sua concretude no envolvimento de artistas dos territórios que, assim, problematizam, mediante as linguagens da arte, situações do cotidiano escolar em interface com a promoção da saúde.


MORADIA, AMBIENTE E SÓCIO ECONOMIA SOLIDÁRIA
O diálogo entre a esfera institucional e o princípio de comunidade promoveu o enontro temático "Moradia, Ambiente e Sócioeconomia solidária" e desencadeou as ações "olhares sobre o mangue", no Bairro Vila Velha (SER I), as "feiras de arte, saúde e sócioeconomia solidária" nos bairros Serrinha, Granja Lisboa e Conjunto Palmeiras (SER's IV, V e VI) e a organização de grupos solidários para acesso aos programas habitacionais do Governo Federal em parceria com o Governo Municipal.