Páginas

quarta-feira, 11 de maio de 2011

ENCONTRO ANUAL DE SOCIALIZAÇÃO E PLANEJAMENTO DAS AÇÕES

A Articulação Nacional de Educação Popular e Práticas na Saúde (ANEPS), em parceria com o Programa Cirandas da Vida realizará, dia 13 de Maio, de 08:30 as 16 horas, na Oca Terapêutica, vinculada ao Posto de Saúde Melo Jaborandi (Rua 315, n.º 80, Bairro: São Cristóvão, Fortaleza-Ce), O ENCONTRO ANUAL DE SOCIALIZAÇÃO E PLANEJAMENTO DAS AÇÕES.
O encontro - que vai aplicar a metodologia da Farinhada Cultural de saberes e práticas -, para debater, planejar as estratégias e desencadear as ações e processos formativos. O planejamento do encontro apontou as seguintes questões que vão compor a pauta: a reestruturação do Espaço Ekobé; contextualização do movimento em torno da construção da política municipal de educação popular e práticas integrativas e complementares de saúde; os processos formativos em reiki, massoterapia e farmácia viva; Discussão e nivelamento da proposta nacional de formação construída com os coletivos de educação popular; encontro metropolitano de educação popular e práticas integrativas; encontro regional cariri de educação popular em saúde e a participação no encontro da rede unida.

Fátima Castro, coordenadora da Oca Terapêutica postou na rede o seguinte recado: “gente, o encontro promete muita animação e produção coletiva! Tudo está sendo preparado com muito amor. E tem mais: os dez participantes que chegarem primeiro, antes das 8h30 ganharão um brinde, adivinhem... uma massagem!

O encontro de planejamento da ANEPS-CE vai acontecer num momento político importante da agenda da saúde, em nível local e nacional. Em nível local pode-se destacar três pautas que merecem a atenção dos movimentos: a mudança do gestor da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e os desdobramentos possíveis, na perspectiva do diálogo a ser buscado pelos movimentos com a atual Secretária de Saúde Ana Maria Fontenele; a Conferência Municipal de Saúde e a participação dos movimentos, a mobilização, a comunicação e a metodologia da Conferência devem compor o cenário da participação popular, em articulação com as Cirandas da Vida; O outro tema que se faz emergente diz respeito ao movimento pela formalização e efetivação da política municipal de educação popular e de práticas integrativas e complementares de saúde, cujo termo de referência, construído de forma participativa, já se encontra em análise pelo Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza. Todas estas questões locais envolvem articulações nacionais no contexto da gestão do SUS e dos movimentos, na perspectiva da gestão estratégica e participativa, em conexão com o controle social e com as práticas integrativas, com foco na busca da qualidade do acesso a saúde, como desafio da gestão e dos movimentos.
Considerando este contexto, simbólica e concretamente a ANEPS-CE está apostando no verbo “IR”: que significa “ir ao encontro” desses desafios, como caminho de acesso a saúde como direito e como qualidade de vida para todos e todas!

CMES FRANCISCO MELO JABORANDI
Endereço: Rua 315, n.º 80 / Bairro: São Cristóvão
Fone: (85) 91917475 Elias – 96173686 (Vera)


A Oca Terapêutica de Saúde do Conjunto São
Cristovão fica ao lado da Unidade Melo Jaborandi.
Para quem for de ônibus pega o São Cristovão e pede para descer na Unidade de Saúde Melo Jaborandi