Páginas

sexta-feira, 7 de março de 2014

CURSO DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE - EDPOPSUS

Prorrogadas Inscrições até 14 de março de 2014

Link para inscrição: CLIQUE AQUI

Baixar edital: Clique aqui

Obs: Este link é válido apenas para Fortaleza. Demais localidades consultar edital.





EDUCAÇÃO POPULAR

A Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde - ANEPS - realizará nos dias 18 e 19 de novembro de 2013  o III Encontro Estadual de Educação Popular em  saúde. O encontro será no Centro de Formação Frei Humberto, rua Paulo Firmeza, 445, no bairro do Tauape, Fortaleza-CE. Maiores informações através do telefone (85) 3452-6617, email: cirandasdavida2006@yahoo.com.br.





EKOBÉ INICIA 2013 COM NOVO CALENDÁRIO

O Espaço Ekobé foi estruturado em uma parceria da Universidade Estadual do Ceará-UECE, Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, via o projeto Cirandas da Vida, e a ANEPS na perspectiva de estabelecer diálogos entre os saberes disciplinares da universidade, aqueles desenvolvidos nos serviços de saúde e os gestados a partir das experiências de movimentos populares. Desse modo, foram sendo pensadas ações em campos como cultura, cuidado e formação, procurando integrá-las aos processos de educação permanente desenvolvidos nos serviços de saúde e dos movimentos populares criando possibilidades de uma práxis compartilhada que pudesse destacar o saber popular. A gestão compartilhada entre atores da UECE, da Secretaria Municipal de Saúde e dos movimentos articulados à ANEPS e as práticas populares de cuidado existentes no contexto desses movimentos têm representado a principal singularidade da atuação do Espaço Ekobé que mantém um calendário que inclui massoterapia, reiki, rezas, entre outras, que estão disponibilizadas a estudantes, trabalhadores e pessoas das comunidades, que são muitas vezes referenciados das unidades básicas e dos CAPS (...) Veja mais



CONSTRUÇÃO DO COMITÊ DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE E EQUIDADE DO CEARÁ

As Cirandas da Vida e a ANEPS-CE vêm protagonizando uma mobilização para implementação da Politica Estadual de Educação Popular em Saúde. Uma das estratégias é a ideia de um comitê estadual, a exemplo do nacional. Em seminário realizado pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde em Fortaleza, foi discutida a criação de um comitê único de educação popular e promoção da equidade em saúde. Antes da conversa com gestores e trabalhadores, os movimentos, afinarão seus objetivos. Em dezembro, uma primeira reunião aconteceu no Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza com os movimentos que estão na ANEPS. Durante esse período, os cirandeiros fizeram um processo de articulação com os movimentos negro e afro-religiosos,  LGBTT, população de rua e movimentos do campo. Saiba mais!