Páginas

terça-feira, 23 de outubro de 2012

FARINHADA RECONSTITUI A HISTÓRIA DE LUTA E RESISTÊNCIA DA ANEPS-CE
Movimentos populares cantam a ANEPS
Foto: Uirá Dantas
Na última sexta-feira, dia 19 de outubro de 2012, aproximadamente 45 pessoas se encontraram na Oca do São Cristóvão, anexo do CSF Melo Jaborandi. O objetivo era reconstituir a história da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas Populares de Saúde (ANEPS) do Ceará que teve início em 2003 com o I Encontro Estadual de Educação Popular e Saúde do qual participaram Cariri, Caucaia, Icapuí, Sobral e Fortaleza que resultou no mapeamento dos movimentos e práticas populares do estado.
Dra. Vera Dantas, militante.
Foto: Uirá Dantas
As Farinhadas, inspiradas nas casas de farinha que une a comunidade para produzir o alimento e partilhá-lo, dialogam sobre os saberes dos movimentos. "Foi-se vendo que as formações eram uma potencialidade que tínhamos", fala Vera Dantas, militante da ANEPS. Esta articulação realizou formações de oficinas de mediação pedagógica, de farmácia-viva e de arte, que resultou o espetáculo Manifestações da Gente, contando a história de seus movimentos fundantes.
Em 2005, as Cirandas da Vida são propostas pela ANEPS para constituir-se como a estratégia de educação popular e saúde do município de Fortaleza, reunindo diversos movimentos populares da cidade. No mesmo período, a Universidade Estadual do Ceará propõe uma tenda da ANEPS na 57º SBPC. Era o início do Espaço Ekobé que vinha buscar o diálogo entre o saber popular e o saber acadêmico. Segundo Ray Lima, “estas experiências vieram dar visibilidade à ANEPS-CE”. Foi possível realizar os encontros de autoestima para os profissionais de saúde dos CSF de Fortaleza e outras formações, como as oficinas de sistematização com Vanderléia Daron da Liga das Mulheres Camponeses do Rio Grande do Sul. “Tínhamos muita experiência, mas pouco desse saber era sistematizado”, lembra Cristina do MSMBJ.
Cirandas fortalecem comunidade 
institucional - Ray Lima
Foto: Uirá Dantas
A experiência com a formação de Reiki se destaca por ser a única que ainda é desenvolvida mesmo sem recurso. Decidiu-se que seriam realizadas formações  até o Mestrado nesta prática para aqueles que se comprometessem em iniciar outras turmas gratuitamente. Já foram mais de 20 seminários realizados com estudantes universitários, atores dos movimentos populares e profissionais de saúde, incluindo na rede municipal as práticas populares de cuidado.
As Tendas Paulo Freire são outro espaço conquistado pela ANEPS nos encontros de âmbito nacional, regional ou local. É um espaço educativo, coletivo com foco nos debates e nas trocas de experiências. Em 2008, acontece no SESC Iparana o I Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde com 500 participantes de todo o Brasil e em 2010, é realizado o Encontro Regional do Comitê Nacional de Educação Popular em Saúde visando a construção da Política Nacional de Educação Popular e Saúde que será tema do Encontro Nacional da ANEPS, de 04 à 07 de novembro em Brasília. A próxima Farinhada em Fortaleza será dia 19 de novembro no MSMBJ.